quarta-feira, 19 de março de 2008

Quando criança ia dormir no sábado, chamado de sábado da aleluia, sonhando com o coelhinho e os ovinhos de chocolate. Sonhava em seguir a trilha e encontrar as pistas deixadas pelo animalzinho, que para mim era tão real quanto papai e mamãe. Era uma brincadeira familiar... Encontrar as pistas deixadas pelo coelhinho e no final, o prêmio, um ovo enorme... Enorme, nas minhas lembranças... Talvez nem fosse tão grande, dado que éramos cinco filhos e um a um íamos encontrando as pistas e chegando ao seu ovo. Mas em nossa inocência de crianças era tão grande e delicioso o ovo, que dormir era impossível... Olhos arregalados, ouvidos atentos para o antigo relógio, que badalava de meia e meia hora... Uma eternidade... Cada batida, um som eterno... Papai do seu quarto pedia silêncio... O coelhinho estava se preparando e poderia assustar com o barulho. Deus nos livrasse do coelhinho assustar e não deixar as pistas e os ovos... Meu Deus! Coração apertado, disparado... Sono? Impossível... Logo cedo, de pijamas, estávamos todos de pé. Mas, lá vinha mamãe: a missa, depois o coelhinho. A missa toda cantada, papai no coral, vovó e mamãe de véu compenetradas e nós agitados, com nossos lábios murmurando como uma ladainha: será que ele já chegou? Chegou?Não chegou?Parecia que todos ouviam e respondiam amém... Papai olhava firme e os minutos transformados em horas eram imensos... Enfim... Chegou a hora...despedidas na porta da igreja, votos de feliz páscoa e os cinco em disparada corríamos dois quarteirões, distância da igreja para nossa casa...Que maravilha...mais uma vez ele não havia se assustado e veio. Deixou as pistas e os ovos... - O meu é um tiquinho maior que o seu! O meu papel é mais bonito! O meu é recheado diferente!Ora, eram exatamente iguais, pois papai e mamãe compravam na loja de nosso avô Moisés, de lote... Cinco!!!Fora os dos afilhados de batismo, que eram quase a cidade toda... Hoje entregando a cestinha de meu neto, com o coelhinho e os ovinhos, lembrei-me de minha infância... De um mundo mágico, só meu...

Nenhum comentário: